Fórum Social Mundial 2013 19 a 23 de janeiro 2016
A- A+ A- A+    A A A A    ?

Oficinas de Turismo Criativo levam cultura local ao Fórum Social

CIT Móvel estará na Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário 19/01/2016

Foto: Joel Vargas / PMPA

O público do Fórum Social Mundial 15 anos, além de participar da variada programação do evento que se inicia nesta terça-feira, 19,  em Porto Alegre e segue até o dia 23, também terá a oportunidade de acompanhar oficinas demonstrativas do programa Porto Alegre Turismo Criativo. A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e parceiros do programa oferecerão diferentes atividades que ocorrerão entre esta quinta-feira, 21, e sábado, 23, no Parque da Redenção, espaço central das agendas do FSM 15 na Capital. 
 
As oficinas acontecerão em espaços próximos ao Centro de Informações Turísticas (CIT Móvel), que já está instalado em área próxima ao Museu ao Expedicionário e será o local de inscrições ao público interessado em ter uma interação nas oficinas da cultura local. A oficina Photo Walking Tour será na área da Redenção no dia 21, das 16h às 17h e das 17h às 18h. 

Durante o trajeto, o professor Rogério Ribeiro da Câmera Viajante dará dicas para fotos com sombra, como aproveitar a luz e composição de paisagens nos diferentes cenários da área verde mais popular da capital gaúcha. No dia 21, das 17 às 17h30 e das 17h30 às 18h, no gramado da Redenção, o colecionador de minerais Fabrízio Ranzolin ensinará técnicas de manuseio, limpeza, conservação e identificação de cristais e minerais do Sul do Brasil. 
 
Outra oficina demonstrativa será Porto Alegre em Lã, no dia 22, oferecida no intervalo entre 15h e 18h, e no dia 23, entre 9h30 e 12h30, onde a facilitadora Cláudia Ilha fará demonstração de como fazer um cartão postal em feltro agulhado de um dos atrativos turísticos de Porto Alegre. 
 
Haverá, ainda, edições da oficina de chimarrão que integra a programação da Noite Gaúcha, realizada pela tradicional Churrascaria Galpão Crioulo. No dia 22, elas poderão ser feitas entre 10h e 12h, e das 14h às 15h. No dia 23, entre 9h30 e 12h30 e das 14h às 16h. Além de conhecer dicas sobre como fazer um bom mate, o público poderá também aproveitar bons momentos no espaço disponibilizado pelo Galpão Crioulo para Rodas de Chimarrão. 
 
Informação Turística – Durante o FSM15, o tradicional atendimento do CIT Mercado do Bom Fim será transferido para a Unidade Móvel, na Redenção, que atenderá público em todos os dias do evento, das 9h às 18h. Os demais Centros de Informação Turística da SMTUR funcionarão regularmente. O CIT Linha Turismo realiza atendimento diariamente, das 8h às 18h. Já o CIT Centro Histórico funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. O CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho atende diariamente, das 8h às 22h. E o CIT Usina do Gasômetro abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. 
 
FSM15 – Espaço de debate e reflexão de movimentos sociais e formulação de propostas, o evento terá nesta edição atividades descentralizadas na capital gaúcha (shows, caminhadas e debates), além do Acampamento da Juventude, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia). A Capital é berço do evento, que iniciou em 2001.

Texto de: Júlia Resende (Estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


              














Página 1 | 2 || Próxima

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL |  PROGRAMAÇÃOSOBRE PORTO ALEGRE