Fórum Social Mundial 2013 19 a 23 de janeiro 2016
A- A+ A- A+    A A A A    ?

Fórum Social debate energia solar e relação Rússia-China

21/01/2016

Foto: Maia Rubim/ PMPA

Interessados terão informações sobre a conversão para energia elétricaEntender os caminhos de Rússia e China na dinâmica global será um dos temas da programação da prefeitura nesta sexta-feira, 22, no Fórum Social Mundial 15 anos. Pela manhã e à noite, a Sala Porto Alegre (Parque da Redenção) abrigará o painel Rússia e China - duas estradas para os Brics. Organizados pela Gerência de Relações Internacionais da Prefeitura da Capital, os encontros buscam lançar luz sobre esses dois países estratégicos para o Brasil na escala global.

Parceiros diplomáticos de longa data, Rússia e China mantêm-se historicamente como importantes polos de poder político e econômico no planeta. Por suas características peculiares, no entanto, saber exatamente o que ambos buscam foi e continua sendo um desafio. Com o fortalecimento dos Brics (grupo formado por África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia), entender o funcionamento desses dois gigantes é essencial para o Brasil.

O debate sobre o tema será dividido em dois momentos: pela manhã, a partir das 9h, os professores Júlio Pujol e Pablo Benites, além do coordenador da Gerência de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodrigo Corradi, abordarão as características dos dois países. No final da tarde, a partir das 18h, o debate terá foco em como o Brasil pode se beneficiar dessa relação.

Energia solar - Como parte do lançamento do primeiro inventário da emissão dos gases de efeito estufa de Porto Alegre, que será apresentado à população na manhã do dia 23, o Iclei, principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, realizará a partir das 14h na Sala Porto Alegre uma oficina de Energia Solar. No encontro, os interessados terão informações sobre a fonte de energia e sobre a montagem das placas que fazem a conversão para energia elétrica.

FSM 15 anos - A edição comemorativa do Fórum Social Mundial marca os 15 anos do primeiro encontro, realizado em Porto Alegre em 2001. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para os debates, que contam com a participação de nomes como o do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, do filósofo espanhol Manuel Castells e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Parque Farroupilha (Redenção), Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Largo Zumbi dos Palmares e o Parque Harmonia, sede do Acampamento da Juventude, serão os principais espaços das discussões.

A Prefeitura de Porto Alegre, como uma das organizadoras do evento, disponibilizou cerca de R$ 1 milhão para a instalação das estruturas nos principais territórios do Fórum. Os órgãos da prefeitura contarão com três estruturas fixas no evento: dois estandes no Parque da Redenção, um da PMPA e outro do Dmae, além de um estande do DMLU no Largo Zumbi dos Palmares.

Além das estruturas, o poder público municipal tem uma programação de debates entre os dias 20 e 23 na Sala Porto Alegre, na Redenção.

Programação da sala Porto Alegre nesta sexta-feira, 22
 
- Tema: Rússia e China - duas estradas para os BRICS   
Local: Sala Porto Alegre (Redenção) 
Horário: 9h – 12h
 
Palestrantes:
 
•  Júlio Pujol, professor de história, especialista em Rússia. 
•  Pedro Benites, professor de Relações Internacionais Uniritter
•  Rodrigo Corradi, coordenador da Gerência de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre.
 
 
- Tema: Oficina de Energia Solar   
Local: Sala Porto Alegre (Redenção) 
Horário: 14h – 16h
 
Organização: Iclei
 
- Tema: 
Rússia e China - duas estradas para os Brics - Como o Brasil pode se beneficiar dessa relação
 Local: Sala Porto Alegre (Redenção) 
Horário: 18h – 21h
 
Palestrantes:
 
•  Júlio Pujol, professor de história, especialista em Rússia. 
•  Pedro Benites, professor de Relações Internacionais Uniritter
•  Rodrigo Corradi, coordenador da Gerência de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre.

 
Confira a agenda completa de atividades do Fórum Social Mundial 15 anos

Confira o site especial do evento

Texto de: Vagner Benites
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
 




              














Página 1 | 2 || Próxima

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL |  PROGRAMAÇÃOSOBRE PORTO ALEGRE